quarta-feira, 26 de março de 2008

Que idiota!!!!!

Tenho uma amiga que está a atravessar uma fase complicada. Já há algum tempo que não tinha notícias dela, até que, esta manhã, ela me enviou uma mensagem, a desejar-me um dia feliz. Fiquei radiante ao ler aquelas poucas palavras, pois, por norma, as mensagens que dela recebo são apenas respostas às que eu lhe envio. De maneira que fiquei verdadeiramente feliz pela sua iniciativa. Respondi-lhe de imediato, agradecendo as suas palavras e perguntei-lhe como estava…ao que ela me respondeu que estava bem.
Eu, Flor Beatriz, em vez de me satisfazer com aquela resposta, como faria qualquer outra pessoa, não. Armei-me em super mulher! Comecei a pensar nas mensagens, que essa minha amiga me enviou, e então, com o meu sexto sentido apuradíssimo – como sempre –, fiquei com a sensação que ela não estava tão bem como quis fazer parecer. Deduzi que, talvez, precisasse de uma amiga a seu lado, mesmo que fosse, apenas, para partilhar uns escassos minutos de silêncio.
Assim, depois do almoço, apanhei um táxi rumo à escola onde ela dá aulas. Quando lá cheguei, perguntei por ela e uma auxiliar retorquiu-me que ela se encontrava numa reunião. Sentei então num banco do refeitório há sua espera. Entretanto, passado pouco tempo, ela chegou. Dei-lhe um forte abraço e tentei perceber como estava o seu estado de espírito, na realidade. Claro que, para não variar, ela vestiu o seu melhor sorriso e reforçou a ideia de que estava tudo bem. Trocámos mais meia dúzia de palavras e ela acabou por dizer que tinha mesmo de ir para casa, e assim foi. Ela foi para casa e eu fui à procura do café mais próximo para me refazer daquela situação!
Após me despedir dela, fui invadida por uma sensação de vergonha, pela figura que tinha acabado de fazer. Senti-me uma perfeita idiota e fiquei cheia de raiva de mim mesma, por estar constantemente a dar mais do que me pedem… Porquê?! Se ninguém faz isso comigo, porque é que teimo sentir a dor dos outros?! Porque é que não fiquei na minha casinha, deitada no sofá a ver televisão?!
Nunca te aconteceu isto? Tomares uma iniciativa, agires com a melhor das intenções e depois sentires que de nada te valeu? Sentires que o passo que deste foi estupidamente em vão e que mais valia teres feito como todos os outros: fingir que tudo à volta corre bem! Pior do que isso, acabares por sentir que o motivo que te levou a dar aquele passo, que transbordava boas intenções, perdeu completamente a razão de ser… a ponto de tu própria te questionares o porquê de o teres dado!
Nunca te aconteceu isto?
Olha, a mim já me aconteceu.
Passa a vida a acontecer-me – esse é que é o problema!
De cada vez que isto me acontece, juro sempre que aquela será a ultima vez que me armo em boa samaritana. Mas acabo sempre por cair na tentação e lá se vai de novo o meu pobre coração. Se soubesses como ele fica depois destas quedas… fica partido em pedacitos tão pequenos, tão pequenos, que depois para os achar é um caos! Já para não falar no trabalhão que tenho para o montar. Às vezes leva meses e mesmo assim fica sempre uma brecha por tapar.
Mas, mais cedo ou mais tarde irei aprender a lição…
Ou será que não tenho emenda?!

Sem comentários: